
Em 19 de fevereiro de 2008, Castro anunciou no jornal do partido comunista Granma que não se recandidataria ao cargo de presidente de Cuba, cinco dias antes do seu mandato terminar.

Morreu vítima de um acidente de avião.

O Movimento 26 de Julho (M-26-J; M-26-7) foi um movimento revolucionário cubano, fundado em 1954 por Fidel Castro e seus companheiros, dentre eles Che Guevara, contra o ditador Fulgencio Batista.
O M-26-7 foi fundado no México, em meados de 1955, por Fidel Castro, Che Guevara, Camilo Cienfuegos e outros exiliados cubanos e adotou a mesma estratégia revolucionária elaborada e aplicada em 1953. O movimento se organizou em forma celular, clandestina, através de toda Cuba e encabeçou - juntamente com o PSP (Partido Socialista Popular) e o Diretório Revolucionário 13 de Março - a luta contra a tirania de Fulgêncio Batista. Em 1961 os 3 grupos, conjuntamente, formaram as ORI (Organizações Revolucionárias Integradas), base do Partido Comunista Cubano (1965).
Organização revolucionária cubana. Seu nome se refere a data em que aconteceu, em 1953, o Assalto ao Quartel Moncada, de Santiago de Cuba, e ao "Carlos Manuel de Céspedes", de Bayamo, que marcou o início da última etapa de lutas do povo cubano por sua total emancipação.
in wikipedia