Citação do Dia

26 julho 2008

Revolução Cubana

Fidel Alejandro Castro Ruz (Birán, Holguín, 13 de Agosto de 1926) é o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros (presidente da República) de Cuba, a qual governa desde 1959 como chefe de governo e de 1976 como chefe de estado.
Em 19 de fevereiro de 2008, Castro anunciou no jornal do partido comunista Granma que não se recandidataria ao cargo de presidente de Cuba, cinco dias antes do seu mandato terminar.

Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che (Rosário, Argentina, 14 de Junho[1] de 1928La Higuera, Bolívia, 9 de Outubro de 1967) foi um dos mais famosos revolucionários comunistas da história. Foi considerado pela revista norte-americana Time Magazine umas das cem personalidades mais importantes do século XX.

Camilo Cienfuegos Gorriarán (6 de Fevereiro de 1932 - 28 de Outubro de 1959) foi um revolucionário cubano, nascido em Calabazar de Sagua. Participou de atividades clandestinas contra o ditador de Cuba Fulgencio Batista e foi um importante protagonista da Revolução Cubana. Ao lado de Fidel Castro, Che Guevara e Raúl Castro, Camilo era um dos principais líderes da Revolução.
Morreu vítima de um acidente de avião.



O Movimento 26 de Julho (M-26-J; M-26-7) foi um movimento revolucionário cubano, fundado em 1954 por Fidel Castro e seus companheiros, dentre eles Che Guevara, contra o ditador Fulgencio Batista.
O M-26-7 foi fundado no México, em meados de 1955, por Fidel Castro, Che Guevara, Camilo Cienfuegos e outros exiliados cubanos e adotou a mesma estratégia revolucionária elaborada e aplicada em 1953. O movimento se organizou em forma celular, clandestina, através de toda Cuba e encabeçou - juntamente com o PSP (Partido Socialista Popular) e o Diretório Revolucionário 13 de Março - a luta contra a tirania de Fulgêncio Batista. Em 1961 os 3 grupos, conjuntamente, formaram as ORI (Organizações Revolucionárias Integradas), base do Partido Comunista Cubano (1965).
Organização revolucionária cubana. Seu nome se refere a data em que aconteceu, em 1953, o Assalto ao Quartel Moncada, de Santiago de Cuba, e ao "Carlos Manuel de Céspedes", de Bayamo, que marcou o início da última etapa de lutas do povo cubano por sua total emancipação.


in wikipedia