Citação do Dia

26 julho 2008

OBAMA

Candidato à Casa Branca ouvido por dezenas de milhares de pessoas em Berlim.

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, apelou hoje em Berlim, a que a Europa e os Estados Unidos ultrapassem as suas antigas diferenças para dar uma resposta aos desafios mundiais, como o terrorismo e os "muros" raciais e religiosos.
Perante dezenas de milhares de pessoas que se deslocaram até à Coluna da Vitória, no parque central de Tiergarten, na capital alemã, Obama disse que este é o momento de resolver diferendos em nome de causas maiores.
“Não podemos estar divididos”, lançou o senador do Illinois, num discurso que entusiasmou a enorme multidão que o ouviu.
"A queda do muro de Berlim [1989] trouxe uma nova esperança. Mas essa reconciliação deu origem a novos perigos, que não podem ser contidos por fronteiras ou oceanos.
Nenhuma nação, não interessa o seu tamanho ou poder, pode derrotar sozinha esses desafios”, continuou Obama, apelando depois à “queda de outros muros”.
“Os muros entre os aliados de longa data, de um lado e outro do Atlântico, não podem continuar a existir. Os muros entre os países mais ricos e os mais pobres não podem continuar a existir. Os muros entre raças e tribos, entre indígenas e imigrantes, entre cristãos, muçulmanos e judeus não podem continuar a existir”, defendeu ainda.
in, publico





in 20minutos