Citação do Dia

30 setembro 2009

Gastronomia Checa

Carne é um elemento estável da cozinha checa. Na mesa podem aparecer: carne de porco, carne de vaca, aves, ou já menos comum, carne de carneiro ou ovelha, carne de caça ou peixe.

Carne de vaca

Carne de vaca, carne bovina, costuma ser acompanhado com molhos variáveis. Aliás, os molhos são um dos sinais inconfundíveis da cozinha checa, basta escolher entre o de tomates, de rábano, de cogumelos, de aneto... O molho faz parte do prato.

Molho de natas

É talvez o molho mais típico para a cozinha checa: molho de natas com lombo. Preparar um bom molho de natas é o desafio até para um cozinheiro experiente - afinal de contas, leia o seguinte e faça seu julgamento: o lombo lardeado de pedacinhos de toucinho deite em pano com legumes cortados a pedaços e condimentos, deixa estufar tudo até a carne amolecer. O legume mole esprema em passador e o molho final misture com natas. Serve-se com bolos de massa levedada (knedliky), fatias de limão e mirtilo vermelho.

Carne assada a la Znojmo

Há muitos pratos que demonstram o sucesso atingido pela combinação favorável checa de carne de vaca, molho e knedliky, e a carne assada a la Znojmo, de molho picante com rolos finos de pepinos da região Znojmo é um deles.

Carne de porco

Apesar de não ser considerado um prato de alimentação saudável ponto de vista dos dietólogos, a carne de vaca faz parte indispensável da cozinha checa.

Vepřo knedlo zelo

Outro prato tipicamente checo é suíno - bola de massa de pão cozido - chucrute, que é carne de porco assada em forno com knedlík e chucrute bem azedo, molhado em sumo da carne.

Escalope panado

Entre os pratos mais solenes pertencem escalopes de carne de porco panados, com o panado feito de farinha, ovos e pão ralhado. Serve-se com salada de batata, parecida a salada russa.

Carne fumada

Carne fumada é servida fria, se for o prato de entrada, ou como prato principal, acompanhada com bolos de massa de batata e molhos diferentes.

Carnes frias

Apesar de não pertencer aos pratos de dieta para emagrecer, carnes frias e enchidos fazem parte indispensável da comida quotidiana de muitos checos. Salame ou fiambre com pão branco é uma das variedades do pequeno almoço, lanche ou de um jantar frio.

Aves

O facto de os nosso antepassados terem gostado dos pratos de aves demonstra-se pela quantidade das antigas receitas culinárias, como entre outros, as de pato assado ou ganso com chucrute. A carne de frango é cozinhada e comida de maneira regular nas casas checas, as receitas incluem desde as mais tradicionais até as bem exóticas.

Carne de coelho

Com um pouco de sorte pode encontrar um restaurante cuja ementa oferece coelho com alho ou com molho de creme de nata, então não hesite e prove. Muito aconselhável são também os pratos de carne de caça, por exemplo a perna de veado assada ou carne de veado guisada.

Peixe

Apesar de uma típica ementa checa pode parecer não conter nada digno da admiração dos apreciadores dos pratos de peixe, a realidade oferece umas surpresas deliciosas. Carpa é o peixe típico da ceia natalícia, mas os pratos com carpa pode provar durante o ano inteiro, seja o tradicional conforme a receita típica (filetes de carpa empanados), seja outra variedade, mais rara (carpa com molho de ameixa). E há muito mais pratos na base de peixe de água doce com quais não irá a correr rico de ser decepcionado: pratos de truta, enguia ou lúcio.

in, http://www.czechtourism.com