Citação do Dia

27 junho 2009

J. SAVIOLA - Benfica

Os responsáveis do Benfica comunicaram à CMVM que chegaram a acordo com o Real Madrid para a contratação de Saviola, a título definitivo. Os encarnados vão desembolsar cinco milhões de euros e o jogador vai assinar um contrato válido por três temporadas, com mais uma de opção.

O processo ficará completo depois de Saviola realizar os habituais exames médicos. O argentino é esperado em Portugal nos próximos dias.

Comunicado na íntegra:
«A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que chegou a acordo com o Real Madrid Club de Fútbol para a transferência, a título definitivo, da totalidade dos direitos desportivos e económicos do atleta Javier Pedro Saviola
Fernandez por um valor de 5.000.000 (cinco milhões) de euros.
Mais se informa que a Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD chegou a um princípio de acordo com o referido atleta para a celebração de um contrato de trabalho desportivo para vigorar nas próximas 3 (três) épocas desportivas, sendo ainda concedida a faculdade à Sociedade para a prorrogação deste
contrato de trabalho por mais 1 (uma) época desportiva.
Em face do exposto, o jogador apresentar-se-á nos próximos dias para ser submetido a exames médicos.»

Javier Pedro Saviola Fernandez. Eis o nome completo do novo reforço do Benfica, também conhecido por El Conejo. Um nome mais sonante do que as últimas temporadas deste campeão do mundo que foi o melhor de todos os campeões de sub-20 em 2001, quando a Argentina tinha na equipa, entre outros, Nicolas Burdisso (Inter), Maxi Rodriguez (Atl. Madrid), Andrés DAlessandro (Internacional) e Leandro Romagnoli (Sporting).

A história de Saviola começa, porém, a escrever-se mais cedo (veja os vídeos no final da página). Nascido em Buenos Aires, a 11 de Dezembro de 1981, este avançado encantou no River Plate de modo supersónico. À mesma velocidade que costuma deixar para trás os defesas. Com apenas 16 anos, El Conejo vestiu pela primeira vez a camisola dos «Milionários», na altura a número 27, no Torneio Abertura de 1998. Entrou aos 16 minutos e aos 53 marcava o primeiro golo da carreira profissional.

No ano seguinte, com o «Apertura» já no currículo e com apenas 17 anos foi considerado o melhor jogador da América do Sul. Javier Saviola ficou no River Plate, pelo qual fez 44 golos em 86 jogos, até 2001, ano em que foi coroado como rei do futebol sub-20. Na Argentina natal levou a selecção ao título mundial daquele escalão. Foi o melhor jogador da prova e também o melhor marcador. O Mundial abriu-lhe as portas da Europa; o Barcelona acolheu-o.

Curiosamente, não se cruzou com Simão Sabrosa, que deixara o clube catalão nesse Verão, para assinar pelo Benfica. Com Van Gaal ao leme, o argentino fez 17 golos na época de estreia na Liga Espanhola. Ganhou o prémio da EFE para melhor jogador sul-americano e entrava na lista dos 50 nomeados para a Bola de Ouro.

A partir daí, El Conejo deixou de aparecer tantas vezes nos maiores palcos mundiais. A segunda época no Barça valeu pela segunda volta, com 11 golos em 17 jogos, tal como aconteceu na terceira, com Rijkaard no comando dos blaugrana.

Por isso, não se estranhou o empréstimo ao Mónaco, em 2004/05 e um outro, ao Sevilha, pelo qual venceu a Taça UEFA. Atento e esperançado que as capacidades demonstradas precocemente na Argentina aparecessem no Bernabéu, o Real Madrid adquiriu Saviola em Julho de 2007.

A existência de Raul, Van Nistelrooy, Higuain e, mais recentemente, Huntelaar, adiaram de novo o renascimento do campeão do Mundo de sub-20, que conta com 44 internacionalizações pela selecção principal. Segue-se o Benfica onde vai encontrar o antigo companheiro Pablo Aimar, para a reedição de uma dupla que maravilhou o Monumental de Buenos Aires.