Citação do Dia

06 março 2009

Hora do Planeta: apagão gigante invade 1000 cidades

Mil cidades de 75 países, onde vivem 1000 milhões de pessoas (quase 1/6 da população mundial), vão apagar parcialmente as luzes no dia 28 de Março, numa iniciativa da organização ambientalista World Wild Fund (WWF) destinada a encorajar as empresas, instituições, comunidades e pessoas a reduzir as suas emissões de CO2.

Em Portugal a Hora do Planeta vai acontecer entre as 20h30 e as 21h30 em Lisboa e já conta com a adesão do Cristo-Rei, Ponte 25 de Abril, Palácio de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Padrão das Descobertas, Castelo de S. Jorge, Paços do Concelho, Museu da Electricidade e Centro Cultural de Belém.

O WWF Portugal estima ainda que 500 mil portugueses adiram individualmente à iniciativa, pondo os seus lares às escuras durante uma hora. A organização conta com vários parceiros nacionais activamente envolvidos na divulgação da mensagem do evento, como a Câmara Municipal de Lisboa, Centro Cultural de Belém, IKEA, Coca-Cola, Nokia, Ogilvy, Estradas de Portugal e Cerger.

"A Hora do Planeta é a oportunidade para o cidadão comum de todos os cantos do mundo unir-se a uma voz única que grita pela exigência de uma acção contra as alterações climáticas", afirmou recentemente Andy Ridley, director executivo da iniciativa.

O WWF considera 2009 "um ano crítico quanto a esta questão, porque é o ano em que os líderes mundiais, sob o apelo da ONU, se vão reunir em Dezembro na Conferência de Copenhaga para prepararem um novo acordo que substitua o Protocolo de Quioto".

in,expresso