Citação do Dia

11 fevereiro 2009

Pérsia - Armas químicas no tempo do Império Romano

Um investigador da Universidade de Leicester, na Inglaterra, diz ter identificado o que parece ser a mais antiga evidência arqueológica do uso de armas químicas. Segundo Simon James, cerca de 20 soldados romanos, encontrados num local da antiga cidade de Dura-Europos, localizada no actual território da Síria, foram mortos e não devido a ferimentos de espada ou lança…

Os corpos dos soldados romanos foram encontrados em escavações realizadas na década de 1930, sendo que se encontravam numa galeria estreita, com menos de dois metros de altura e de largura e cerca de 11 metros de comprimento.
Simon James realizou novas investigações no local, de modo a descobrir a maneira exacta de como os homens tinham morrido e a razão porque os seus corpos ficaram dispostos da maneira em que foram encontrados.
O cientista acabou por revelar que as pesquisas na tal galeria revelaram que os persas, em combate com os romanos, teriam usado betume e cristais de enxofre para incendiar o túnel. De acordo com o investigador, quando incendiados esses materiais formam densas nuvens de gases sufocantes, o que teria provocado a morte dos soldados.
Para conseguir matar 20 homens num espaço como aquele, os persas precisariam de "poderes de combate super-humanos, ou algo mais insidioso", argumentou o responsável pela investigação, acrescentando que "os persas ouviram os romanos a construir o seu túnel (…) e prepararam uma surpresa terrível para eles."
"Acho que os sassânidas colocaram braseiros e foles na galeria, e quando os romanos entraram, (os sassânidas) colocaram os produtos químicos e lançaram as nuvens de gases para dentro do túnel dos romanos", afirmou o pesquisador. Estes "ficaram inconscientes em segundos e em poucos minutos morreram".
Conforme James, o uso desse tipo de geradores de fumo dentro de túneis é mencionado em textos clássicos.
"Fica claro, com as evidências arqueológicas em Dura-Europos, que os persas sassânidas tinham tanto conhecimento de técnicas de guerra quanto os romanos", disse.
James apresentou suas descobertas num encontro do Archaeological Institute of America (Instituto Arqueológico da América), diz a BBC.